SPA Uraí Publicidade 728x90
24/01/2020 às 08h48min - Atualizada em 24/01/2020 às 08h48min

Biólogo indonésio inventou sacolas que caem no mar e se transformam em comida de peixe

- Rejane Regio
educadoreslive.com

A poluição derivada de sacolas plásticas é um dos maiores problemas atualmente vem afetando o planeta, humanos e animais.

Essa situação perigosa resultou em muitas pessoas, empresas e organizações buscando criar novas alternativas para substituir sacolas e outros itens de plástico .

É o caso do biólogo indonésio Kevin Kumala, que depois de voltar ao seu país depois de uma década nos Estados Unidos, encontrou um mar de plástico nas praias nacionais. Transformaram as vistas paradisíacas em um oceano de restos de plástico que representam um perigo para os ecossistemas e os animais.

Depois de encontrar esse cenário sombrio em 2009, o biólogo começou a pensar em novas alternativas que pudessem salvar o planeta e os mares. “Quando eu ia surfar ou mergulhar, não era mais um prazer para mim, encontrei plásticos em todos os lugares”, disse Kumala ao jornal El País.

Com essa motivação em mente, ele começou o desenvolvimento de um substituto para sacolas plásticas, que são um dos maiores poluentes do planeta. Especialmente considerando que pode levar até 300 anos para o plástico se biodegradar completamente.

Sacos de mandioca, uma alternativa para proteger o planeta
 

Kumala encontrou a resposta perfeita para resolver o problema dos sacos, na mandioca, um tubérculo bastante comum na Indonésia. Usando o amido desta planta e imitando o processo de fabricação de sacolas tradicionais, o biólogo conseguiu criar uma alternativa mais ecológica.

Os sacos de mandioca de Kumala custam 5 centavos a mais do que o dobro que um plástico normal custaria. No entanto, essas bolsas inovadoras podem se transformar em composto em menos de 100 dias e se dissolver em minutos após entrar em contato com água quente.

Além dessa invenção incrível, em 2014, Kumala e seu parceiro Daniel Rosenqvist fundaram a Avani Eco. Uma empresa responsável pela produção de recipientes descartáveis ​​de alimentos feitos de cana-de-açúcar e palhas de amido de milho que se biodegradam rapidamente e não saem lixo tóxico.

Fonte:nuncamelohubieraimaginado
https://educadoreslive.com/biologo-indonesio-inventou-sacolas-que-caem-no-mar-e-se-transformam-em-comida-de-peixe/?fbclid=IwAR2J0GaWZ_fm4j_H9i2Mao0R0mCH3hjntUHGSyOv7OAAONr3dg7Z03fLnFc


Link
Comentários »
SPA Uraí Publicidade 1200x90